A previdência privada é um investimento importante para quem planeja o próprio envelhecimento e deseja ter segurança financeira quando a idade mais avançada chegar. Por isso mesmo, nós separamos dicas que vão fazer toda a diferença na hora de se planejar.
Te ajudando a identificar quais são as melhores opções em relação às opções para usufruir de uma previdência privada eficiente, que realmente possa te auxiliar a ter segurança financeira quando quiser se aposentar.
Os planos de previdência privada podem ser feitos de diferentes formas e com o débito mensal automático em sua conta corrente. Sendo uma excelente maneira de cuidar de seu futuro, confira a seguir todos os detalhes sobre essa opção de investimento.

Previdência Privada – PGBL ou VGBL?
Escolher o tipo de plano é o principal passo para quem quer investir em previdência privada. Principalmente por se tratar de algo que não pode mudar depois e que a escolha errada pode arruinar suas expectativas. Por isso, vamos te explicar os detalhes que diferem as duas opções.
O PGBL é adequado para quem faz declaração completa de Imposto de Renda, que faz contribuição para o INSS. Nesse caso, a contribuição feita ao plano pode ser deduzida no valor máximo de 12% da sua renda anual que é do tipo tributável.
Enquanto o VGBL é a melhor opção para quem faz a declaração simples de IR, ou não contribui para o INSS, bem como, aqueles que optam por contribuir com mais de 12% de sua renda bruta anual para a previdência. Os valores aplicados em VGBL não podem ser deduzidos do IR.
Na hora de sacar ou receber o que foi aportado em sua previdência privada, o VGBL tributa somente os rendimentos de sua previdência, enquanto o PGBL tributa a totalidade do valor. Portanto, escolher com cautela faz total diferença para seu rendimento.
Previdência privada avalie a taxa de administração e carregamento
Outro ponto importante a ser considerado é a taxa de carregamento que é um valor incidente sobre cada movimentação feita por você em sua previdência. Bem como, taxa de corretagem e administrativa que farão parte das cobranças.
É possível que a taxa seja antecipada, ela será sobre o valor do aporte. Seja cobrada apenas no caso de resgate ou portabilidade e ainda a taxa que é híbrida, que é cobrada em todas as movimentações do dinheiro, dependendo do modelo de seus aportes.
É importante calcular quantos aportes você deseja fazer, bem como, o formato de resgate pretendido, para que possa identificar qual é a melhor taxa para que pague sem que perca muito dinheiro para as taxas. Afinal, o objetivo é que o valor aplicado seja o mais alto possível para que renda e te traga benefícios futuros.
Comparar as opções em diferentes bancos que oferecem previdência privada é a melhor ferramenta para quem deseja ter as melhores condições para os aportes. Quando se faz a comparação entre as opções é possível identificar taxas competitivas e qual é o banco mais vantajoso.
É possível fazer uma previdência privada para seus filhos
Muitas pessoas não sabem, mas a previdência para crianças é um investimento para o menor de idade que tem foco no longo prazo, visando garantir a segurança financeira que todo pai e mãe deseja oferecer para os pequenos que são tão amados.
É importante saber que os pais podem contratar a previdência a qualquer momento, até mesmo quando ainda é um bebê com poucos meses.
Pode parecer um exagero fazer previdência privada para seus filhos quando se pensa em aposentadoria. No entanto, o dinheiro pode ser usado para a faculdade, primeiro carro, intercâmbio e outras demandas.
O plano pode ser mantido até que a criança se torne uma adulta. E os aportes podem ser feitos sempre que tiver um dinheiro extra ou podem ser mensais, dependendo diretamente de qual é o seu plano.
Escolher o plano com aplicações de acordo com o seu perfil, é fundamental para que seja possível fazer os aportes necessários para que a previdência privada seja lucrativa e possa garantir o valor que é compatível com seus objetivos.
Considerações Finais
A previdência privada é uma boa opção de investimento para quem deseja segurança, desconto no Imposto de Renda e criar um hábito de mensalmente fazer um aporte. Se você tem dificuldade em relação a fazer os aportes regulares, o segredo é pedir o débito em conta na data que seu salário já caiu.
Dessa forma, você consegue garantir que estará juntando um dinheiro para seu futuro ou para o futuro de seus filhos. Sendo uma ferramenta importante para que a idade mais avançada não traga consigo uma série de problemas financeiros por não ter feito o planejamento adequado enquanto ainda era jovem.