O Ministério das Comunicações conseguiu o financiamento do Banco Nacional BNDES para o programa “Internet Brasil”. O projeto visa levar acesso a internet banda larga em regiões mais distantes do norte e nordeste.
O ministro da comunicação, Fábio Faria, assinou o contrato para a liberação de orçamento durante a cerimônia 5G Brasil. A verba disposta para o programa foi de R$796,7 milhões e foi possível graças ao Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust).
O projeto visa distribuir pacotes de dados gratuito para essas regiões. Tudo será feito com a mais alta tecnologia fibra ótica para a distribuição de uma internet 5g. Leia até o final para saber maiores detalhes sobre o programa.

Os beneficiados do programa internet Brasil
Conforme o ministro da comunicação, a primeira fase do programa visa beneficiar 6.250 alunos da rede pública. Portanto, já nesse começo, a distribuição de chips de internet gratuita já se iniciou e todos os alunos que participam de programas sociais do Cadastro Único poderão participar.
O inicio do programa é realizado pela rede nacional de ensino e pesquisa. Assim, os primeiros ganharem o benefício foram estudantes de 15 instituições de ensino públicos espalhadas por: Caruaru, Mossoró, Petrolina, Caicó, Campina Grande e Juazeiro.
A internet é inteiramente gratuita por meio dos chips distribuídos, e tem o pacote de dados de 20 Gb recarregados automaticamente todo mês. Contudo, os alunos poderão acessar a rede tanto no ambiente escolar como fora dela
Balanço geral sobre acesso a internet no Brasil
No Brasil há mais de 7 mil antenas 5g ativas. Sobretudo, essa tecnologia de internet é superior em aproximadamente 100 vezes a 4g. Assim sendo, ela se torna uma internet de ótima qualidade que garante uma conexão com uma boa velocidade.
De certo estima-se que em média 50 milhões de brasileiros, espalhados por 27 estados, já tenham acesso ao 5g. E esse número só vem crescendo por conta das iniciativas privadas e públicas
Considerações Finais
Mesmo o número de pessoas com acesso a internet no Brasil seja grande, ainda temos um longo caminho a percorrer. Pois boa parte dos brasileiros ainda carece de acesso a banda larga. Para essas pessoas, acessar essa tecnologia significar um ensino de melhor qualidade e mais acesso a informação.
Atualmente o programa Norte Conectado já percorreu 730 quilômetros de cabos banda larga e, posteriormente, a previsão é chegar até os 1.100 quilômetros. Assim, o projeto percorre essa extensão conectando várias cidades do norte e nordeste, levando uma conexão de internet de boa qualidade para a população distante.
Fonte: Agência Brasil