A Fundação Getulio Vargas de Economia (FGV) anunciou que houve uma desaceleração nos preços dos imóveis no mês de novembro de 2022. A análise foi feita com base no Índice Ivar que visa averiguar a oscilação de preços em residências para aluguéis.
Os dados do relatório demonstraram que o mês de novembro registrou uma queda de 0,36%, o que gerou uma inversão na aceleração da taxa acumulada em 1 ano, que representa 10,28% acumulados até o mês de novembro (comparado a 11,56% do mês anterior).
Segundo informações da Agência Brasil, as cidades que lideraram essa queda de outubro para novembro fora: São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Sendo a maior depreciação de preço com -1,21% na cidade de BH.

Único Registro de Alta nos Preços de Aluguéis
Em contrapartida houve apenas uma cidade, o Rio de Janeiro, que registrou uma aumento na variação do Índice. Segundo o registo, o IVAR passou de 0,04% para 1,55% na virada de mês. O que também vale para o acumulo anual, onde a cidade do RJ registrou um taxa superior a 0,11% em relação ao mesmo período anterior.
A FGV informa que o índice FGV leva em consideração apenas as quatro capitais brasileiras para traçar a variação do preços do mercado imobiliário.
Consideração Final
Apesar do índice IVAR ter registrado queda, o consumidor comum desses aluguéis não percebeu mudança significativa no orçamento.
Uma vez que a variação de preços é analisada para verificar a tendência de mercado e detectar qualquer anomalia, os que mais sentem as mudanças apresentadas são fundos imobiliários.
Entretanto é importante ficar por dentro das tendências de mercado para analisar o possível motivo da alta ou queda constante na variação do valor imobiliário. Assim, caso esteja pensando em comprar imóveis para aluguéis, você teria informações valiosas para tomar uma decisão mais assertiva.