Já ouviu falar do chat GPT? Trata-se de uma inteligência artificial que pode escrever textos sobre qualquer assunto. Realmente é uma IA com possibilidades quase infinitas que virilizou na internet nos últimos meses.
Entretanto, infelizmente, ela tem sido usada por alunos como uma ferramenta de “cola” em trabalhos escolares. Isso mesmo, enquanto o objetivo de escrever é fazer com que o aluno entenda melhor o assunto, alguns estão recorrendo ao GPT para driblar o trabalho.
Mas será que isso pode ser evitado? Continue lendo para entender mais sobre esse assunto e o que pode ser feito a respeito.

O uso do chat GPT como uma ferramenta de cola por estudantes
Quem não se lembra da época da escola em que a tentação de “colar” em um trabalho era grande? Afinal, às vezes o assunto parecia muito difícil e o tempo para entender tudo era escasso. Mas, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, alguns estudantes estão encontrando um aliado inesperado na hora de “colar”: o chat GPT.
Para quem não sabe, o chat GPT é uma inteligência artificial que pode escrever textos sobre qualquer assunto. Basta fazer uma pergunta e ela fornece um texto detalhado e bem escrito sobre o tema solicitado.
Isso, claro, é ótimo para aqueles que querem entender mais sobre um assunto, mas tem sido usado como uma forma de burlar o trabalho escolar.Alguns estudantes estão utilizando o GPT para escrever trabalhos inteiros e passá-los como se fossem de sua autoria.
É claro que essa prática é inaceitável e, além de prejudicar o próprio aprendizado do aluno, pode levar a sérias consequências. Mas será que essa situação pode ser evitada?
O impacto na aprendizagem ao usar o Chat GPT
Quem nunca ouviu aquela velha frase “prática leva à perfeição”? Pois bem, quando o assunto é aprender sobre um novo assunto, essa frase também se aplica.
É comum que, quando lemos sobre algo, acreditemos que entendemos tudo o que foi dito. Mas, quando somos “obrigados” a explicar esse mesmo assunto para outra pessoa, é aí que nos damos conta de que ainda há muito a ser entendido.
E é justamente por isso que a prática de escrever sobre um determinado assunto é tão importante. Ao tentar explicar algo com nossas próprias palavras, somos forçados a mergulhar mais fundo no assunto e a entendê-lo de maneira mais profunda.
Mas, com a internet ao nosso alcance, muitas vezes é tentador simplesmente copiar e colar informações de um site para um trabalho. Afinal, a quantidade de informações disponíveis é gigantesca e é fácil encontrar tudo o que precisamos em poucos cliques.
Mas essa facilidade pode ser um problema, já que muitas vezes essas informações não são compreendidas de fato pelo estudante.
Como evitar cola e identificar texto escritos por IA
Primeiramente, é importante frisar que a prevenção é sempre a melhor opção. Portanto, é preciso que os professores e responsáveis pelo ensino estejam atentos a essa possibilidade e tentem estimular o aprendizado de forma mais efetiva.
Isso pode incluir a explicação detalhada do assunto, atividades práticas e exercícios de escrita que forcem o aluno a entender o assunto de maneira mais profunda.
Além disso, existem ferramentas que podem ajudar a identificar o plágio em trabalhos escolares, como o famoso Plágio. Basta colar o trecho em questão e a ferramenta indicará se há correspondência com algum texto já publicado na internet.
Mas e se o trabalho foi escrito pelo chat GPT? Como identificar isso? Bem, é importante lembrar que o GPT é uma inteligência artificial e, portanto, não tem o conhecimento profundo sobre um assunto que um ser humano pode ter.
Então, um texto escrito pelo GPT pode conter informações precisas, mas pode ser facilmente detectado pelo uso de palavras e expressões comuns. Além disso, o GPT pode conter algumas limitações, então um texto gerado por ele pode conter algumas “pausas” estranhas ou repetições de palavras.
Considerações finais
Caso um trabalho suspeito seja encontrado, é possível identificar se ele foi escrito pelo chat GPT através de uma análise cuidadosa do conteúdo. Entretanto, as ferramentas utilizadas para esse fim não conseguem afirmar com certeza, apenas dar uma probabilidade de plágio.
Com isso, é importante investir em outras medidas para conseguir limitar o uso do eletrônicos por alunos durante a aplicação de testes. E quando for um descer de casa, por exemplo, ficar atento a repetições de palavras característicos do uso do Chat GPT