De acordo com a Confederação Nacional da Industria (CNI) a confiança da industrial neste ultimo trimestre apresentou uma queda constante. A CNI afirma que o índice que demonstra o nível de confiança industrial (ICEI) obteve uma queda de 51,7 pontos de outubro para novembro e 50,8 no mês de dezembro.
Entretanto, a nota recebida ainda está como um cenário positivo e otimista, pois só é considerado um cenário de desconfiança com notas abaixo de 50 pontos. Ainda sim, a CNI afirmou que mesmo tendo uma leve confiança por conta do empresário industria, ela e baixa e sem muita força.
Deve-se considerar a média histórica do Indice, onde obteve 54,3 pontos em média. Segundo considerações da CNI, isso se deve ao fato de como se enxerga o cenário atual. De acordo com a confederação, a queda da nota reflete que o empresário industrial passou a não enxergar progresso e melhorias nas condições recentes.
Se levarmos a visão do índice para a economia, o cenário está pessimista, uma vez que em novembro registrou abaixo de 50 pontos (48,4 pontos). Entretanto se olharmos apenas para o índice da economia brasileira, o Índice ficou ainda em um cenário otimista de 52,9 pontos. Porém ela está pior do que nos últimos seis meses.
Índice Expectativas da Confiança industrial
Segundo o Indicador futuro, o índice expectativa, que visa prever o índice de confiança industrial para os próximos sei meses se mantém otimista com 51 pontos. Apesar de prever um cenário confiante, ainda é um valor considerado pequeno.
Contudo, os indicadores para o empresário industrial e para a economia mostram perspectivas diferentes, Enquanto a expectativa para empresário para o próprio negócio para o próximo semestre é de 54,1 pontos, a mesmo índice para a economia foi para 44,8 pontos para a expectativa do mesmo período.
Fonte: Agência Brasil