Deflação é Registrada no Mês de Novembro Pelo IGP-DI

No mês de novembro de 2022 o Índice Geral de Preços (IGP-DI) marcou um cenário de deflação de 0,18% no Brasil. Já no mês anterior, outubro, foi registrada um deflação ainda mais forte de 0,62%. 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou os dados nesta quarta-feira (dia 07 de dezembro de 2022). Segundo o FGV, os setores da construção civil e atacado lideraram a queda dos preços. Setores considerados grandes bases para a economia brasileira.

Por outro lado, mesmo com a deflação, o IGP-DI acumula uma inflação de 4,71% no ano de 2022 e de 6,02% no período de 1 meses. No mesmo período do ano de 2021 a inflação acumulada era de 17,16%, registrando uma queda de preços no mês de novembro de 0,58%.

Deflação em novembro
imagem retirada do site Pexels

Inflação e Deflação do IGP-DI: do que se trata?

Esse índice criado pela FGV visa medir a variação de preço dos principais setores da economia, como preço de commodities da industria e do agronegócio, produtos de bens de consumo e intermediários e serviços.

O IGP-DI é composto pelo compilado de 3 índices: 

  • O Indice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) voltado para zona atacadista brasileira; 
  • O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) responsável pela mensuração de preços no setor de bens e serviços e; 
  • Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) responsável pelos trabalhadores da construção civil, bem como materiais e equipamentos de construção

Apesar de ser um Índice composto pelos principais setores da economia brasileira, ele não necessariamente tem alguma relação com o governo. Dessa forma ele é considerado um indicador independente.

Considerações finais

Levando em consideração a composição do IGP-DI, podemos dizer que os setores atacadistas e construção civil (representados pelo IPA e INCC) lideraram a queda dos preços que gerou a deflação geral.

A deflação marcada em novembro pelo IPA foi de 0,43% enquanto o INCC registrou apenas 0,36%. Mesmo que a deflação seja pequena, é um cenário positivo para a população e economia brasileira. 

Fonte: Agência Brasil

Posts Populares

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Categorias